- Publicidade -

1º edifício no Brasil a obter LEED V4 tem redução de 88% de energia e 74% de água

Durante as obras, 94% dos resíduos gerados foram reutilizados ou reciclados.

O primeiro edifício a conquistar a certificação internacional LEED v4 está localizado em Governador Valadares, Minas Gerais. O selo atesta o quanto a construção está preparada com soluções que contribuem para a redução os danos ambientais, além de benefícios sociais e econômicos.

- Publicidade -

A construção foi projetada para reduzir o uso de energia em 88% e o consumo de água em 74%. Durante as obras também houve uma preocupação especial com o meio ambiente, 94% dos resíduos gerados foram reutilizados ou reciclados, ou seja, apenas 6% foi destinado para o aterro sanitário. O local, chamado de Espaço LarVerdeLar, é a sede da empresa Controle, que atua no combate de pragas urbanas.

“A certificação LEED® é um sistema internacional com orientações sustentáveis para construção e operação de edifícios. Trata-se de uma certificação utilizada em mais de 140 países e que em 2014 lançou sua quarta versão, a v4, com requisitos de sustentabilidade mais rigorosos que a versão anterior, a v2009. Até o momento, este é o único edifício no Brasil a conquistar o LEED na versão 4”, explica Vitor Tosetto, um dos sócios da LarVerdeLar, realizadora do projeto.

Sobre a certificação

O Espaço LarVerdeLar obteve o certificado LEED v4 BD+C nível Gold com o somatório de 60 pontos alcançados pelo cumprimento de requisitos de sustentabilidade, organizados em nove categorias.

- Publicidade -

Todas contam com pré-requisitos (práticas obrigatórias), e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem melhores níveis de sustentabilidade para o edifício. A junção das práticas adotadas determina o nível da certificação, que pode ser definido como Certified (Básico), Silver, Gold e Platinum.

“Esperamos que o lançamento deste primeiro edifício certificado com o LEED v4 possa inspirar outras construções, de quaisquer dimensões, a seguir os mesmos passos. A sustentabilidade agrega valor de mercado e pode gerar novos negócios associados à construção; além de contribuir para preservação do meio ambiente e saúde das pessoas”, complementa Tosetto.

Na prática, investir em uma edificação certificada promove a melhora na segurança e saúde dos usuários, além do consequente aumento no conforto e bem-estar de quem lá vive. Para as empresas, estudos apontam aumento da produtividade entre os colaboradores, inclusão social e aumento do senso de comunidade, entre outros benefícios.

- Publicidade -

Para os investidores, a certificação agrega valor ao imóvel e a marca do empreendimento, além da consequente diminuição dos custos operacionais e de manutenção.

casa-LEED-ciclovivo2

casa-LEED-ciclovivo4

casa-LEED-ciclovivo5

casa-LEED-ciclovivo3 casa-LEED-ciclovivo6

Fotos: LarVerdeLar